domingo, 31 de maio de 2009

A ONU E O MEIO AMBIENTE GLOBAL

A primeira grande das Nações Unidas para a preservação do meio ambiente foi realizada em Estocolmo na Suécia, em 1968. Denominada Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, tinha como objetivo discutir os problemas ambientais que poderiam gerar conflitos internacionais, a exemplo de poluição industrial e do crescimento populacional.
A partir dela ,foram criados programas com o objetivo de proteger o meio ambiente, como o Programa das Nações Unidas em 1972.
E, 1992, ocorreu no Rio de Janeiro a segunda Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida como .ECO 92. Nessa reunião, os objetivos eram estabelecer acordos internacionais que promovessem o controle das ações humanas sobre o ambiente e discutir sobre as mudanças climáticas globais e a manutenção da biodiversidade.Dela resultaram diferentes documentos, como a Declaração das Florestas(que visa a manutenção das florestas no mundo) e a Agenda XXI, um plano de ações para minimizar os problemas ambientais.
AGENDA XXI
Destaca um plano de ações imediatas para a solução dos problemas ambientais. Dentre as quais destacamos:
-recomendações sociais e econômicas, como a busca de novos padrões de consumo e do desenvolvimento sustentável;
- medidas para a conservação dos ambientes naturais, como o combate ao desmatamento, a conservação da diversidade biológica e a proteção da atmosfera e dos oceanos;
- a participação de mulheres, crianças e comunidades locais nas discussões e decisões;
- formas de viabilização das ações sugeridas, como o repasse de tecnologia dos países centrais aos países pobres e o alívio da dívida externa dos países em desenvolvimento.
- O documento Nosso Futuro Comum, que destacou o conceito de sustentabilidade sustentável.
Principais Correntes de Preservação do Meio Ambiente
1- PRESERVACIONISMO - Corrente ambientalista mais radical, defende o controle do crescimento populacional e a diminuição do ritmo da expansão econômica, a fim de solucionar os problemas ambientais. Segundo seus seguidores as ações que atingem o M.A. devem ser completamente eliminadas.
2 - CONSERVACIONISMO - Busca o uso racional dos elementos naturais terrestres. Embasado na tecnologia e no conhecimento científico, defende a apropriação cautelosa dos recursos naturais.
3 - ECODESENVOLVIMENTO - Propõe o uso da natureza de modo coerente e consciente. Aponta a necessidade de transformação da sociedade por meio de mudanças nos padrões de comportamento e do próprio modo de produção capitalista, destacando que a busca pela acumulação de capital leva a uma exploração dos recursos naturais. Foi dessa corrente que evoluiu o conceito de desenvolvimento sustentável.
4 - ECOCAPITALISMO - Sustenta que os problemas ambientais não são tão alarmantes a ponto de colocar em risco a vida humana.Desse modo, defende a contínua exploração dos recursos naturais e a solução dos problemas ambientais por meio de novas tecnologias, que assegurariam a preservação da natureza.
No ano de 1997 foi formalizado na cidade de Kyoto, no Japão, um protocolo que estabelece metas para a diminuição de gases poluentes. Porém alguns países com maiores índices de emissão de poluentes ,não ratificaram o protocolo, a exemplo dos EUA.
atualmente fazem parte do Protocolo 85 países, dentre os quais 39 considerados desenvolvidos e estão comprometidos até 2012 em reduzir a emissão de gases.
Em 2002, foi realizado em Joannesburgo, na África do Sul, a reunião da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, e o balanço feito pelos cientistas sobre as condições ambientais não foram animadores, principalmente pelo processo de globalização que é a principal causa do aprofundamento das desigualdades socioeconômicas dentro dos países. Outro aspecto nefasto é a concentração de renda nas mãos de uma minoria privilegiada da população, tanto nos países ricos como nos países pobres.
VOCABULÁRIO
- BIOSSEGURANÇA =área de conhecimento voltada para o controle e a minimização dos riscos provenientes da aplicação de diferentes tecnologias ao meio ambiente, de forma a assegurar o desenvolvimento científico e proteger a saúde humana e o equilíbrios dos ecossistemas.
- TECNOLOGIA LIMPA = aquela que causa menores impactos ao meio ambiente, produzindo menos resíduos sólidos, menos emissão de gases, utilizando-se de matérias-primas recicláveis ou biodegradáveis.
-ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL= áreas submetidas ao planejamento e à gestão ambiental.Destinam-se à compatibilização de atividades humanas com a proteção de fauna, da flora e da qualidade de vida da população local. Caracterizam-se como una nova forma de defesa da natureza, sendo estabelecidas tanto áreas públicas como em particulares, podendo englobar núcleos urbanos. Em algumas delas permitindo o desenvolvimento de atividades econômicas.
- PARQUE NACIONAL = área com características naturais excepcionais que pode servir a fins científicos, educacionais e de lazer.
- RESERVA ECOLÓGICA = área para a proteção e a manutenção das florestas e de outros tipos de vegetação natural, visando sua conservação permanente.
- ESTAÇÃO ECOLÓGICA= área representativa que ainda possui ecossistemas nativos. Destina-se à realização de pesquisas básicas aplicadas à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.
-RESERVA BIOLÓGICA= área criada para abrigar espécies de fauna e de flora com importante significado científico. A presença humana só é permitida para realização de estudos, educação científica e monitoramento ambiental.
BIOPIRATARIA= apropriação de recursos biológicos e de conhecimentos tradicionais indígenas ou de comunidades locais por empresas multinacionais ou instituições científicas internacionais, que passam a ter controle exclusivo sobre eles sem autorização desses grupos ou do país de onde foram extraidos.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL= relacionar a preservaçaõ ambiental com o desenvolvimento econômico, permitindo as gerações futuras a habitabilidade da Terra
PATENTE= os produtos da floresta são vendidos para laboratórios ou colecionadores que patenteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais.

2 comentários:

  1. Como um fórum internacional para a formação de consenso e negociação de acordos, as Nações Unidas lidam com questões como mudanças climáticas, degradação da camada de ozônio, lixo tóxico, extinção de florestas e espécies e poluição do ar e da água. Se esses problemas não forem resolvidos, mercados e economias sofrerão as conseqüências no longo prazo, já que as perdas ambientais estão acabando com o capital natural do qual dependem o crescimento e a sobrevivência humana. Durante a primeira década da água das Nações Unidas (1981-1990), mais de um bilhão de pessoas conseguiu acesso à água potável pela primeira vez em sua vida. Além disso, mais 1,1 bilhão de pessoas conseguiu acesso à água potável entre 1990 e 2002. Em 2003, o Ano Internacional da Água Potável, a consciência sobre a importância da proteção desse precioso recurso aumentou. A segunda década internacional sobre a água (2005-2015) ajudará a reduzir à metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável. A OMM (Organização Meteorológica Mundial) ajudou a poupar as vidas de milhões de pessoas dos efeitos calamitosos de desastres tanto naturais quanto causados pelo homem. Seu sistema de alerta antecipado, que inclui milhares de monitores de superfície, bem como satélites, têm feito o possível para prever com maior precisão desastres meteorológicos; fornece informação sobre a dispersão de manchas de óleo e vazamentos químicos e nucleares; e fez a previsão de secas prolongadas. Suas ações também permitiram a distribuição eficiente de comida em regiões castigadas pela seca. O GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente) financia projetos para auxiliar países em desenvolvimento a reduzir os riscos de mudança climática. Estabelecido em 1991, o GEF é a maior fonte global de financiamento para o meio ambiente. O Fundo também apóia projetos para preservar a biodiversidade, proteger a camada de ozônio, despoluir águas internacionais, combater a degradação da terra e reduzir a produção de poluentes orgânicos. Desde 1991, o GEF já concedeu US$ 5,7 bilhões em subsídios – incluindo mais de seis mil pequenos patrocínios a organizações não-governamentais e grupos comunitários – e gerou US$ 18,8 bilhões em co-financiamento de outros parceiros. O PNUD, o PNUMA e o Banco Mundial são agências que implementam as iniciativas do GEF.trabalhistas. Proteção ao meio ambiente. Neste assunto as Nações Unidas estão trabalhando para resolver os problemas globais do planeta.

    ALUNO: BRUNO M. MELO 2º ANO A

    ResponderExcluir
  2. Conflitos violentos, insuficiência de recursos e a falta de coordenação e políticas ambientais eficazes são algumas das barreias que impedem o progresso social adjacente a proteção do meio ambiente. Mudanças climáticas, desertificação, volume de água potável, queimadas, não proteção da cultura e dos povos indígenas e redução da biodiversidade são alguns dos grandes e perigosos riscos que sujeitam todos os habitantes do planeta, e muitos deles não nomeiam lugar e horário. Entretanto, não sabermos exatamente quando as tragédias acontecerão não implica que sejamos coniventes e inertes frente a essas dificuldades que agravam a possibilidade - a longo ou curto prazo - de danos irreversíveis.

    Paula seixas 2ºA

    ResponderExcluir