sexta-feira, 1 de maio de 2009

Aos
Alunos do 1º Ano do Turno Vespertino - CECR-Escola Classe IV
Leiam atentamente ao texto , depois responda as questões solicitadas.

MUDANÇAS NO LESTE EUROPEU

A partir de 1985, o governo de Mikhail Gorbatchev promoveu uma grande alteração na estrutura política e socioeconômica da União Soviética. Implantou a Perestroika (reformulação da economia que tinha como objetivo o aprimoramento do sistema de produção e a reforma da propriedade particular, além da introdução de mecanismos de mercado. Para vencer a resistência da cúpula do Partido Comunista, as reformas dependiam de um amplo apoio popular que a legitimasse. Para tanto, foi implantada a Glanost (conjunto de reformas políticas que permitiram a liberdade de expressão e de informação , contidas até então pelo regime socialista e pela ditadura Czarista que o antecedeu.
A política de austeridade e de redução dos gastos públicos fez com que Gorbatchev promovesse, junto ao governo dos Estados Unidos, uma série de acordos de desarmamento, para diminuir os gastos com a corrida armamentista.
Os efeitos das transformações na União Soviética no final da década se 1980, atingiram os países do Leste europeu, provocando a queda dos governos socialistas, a democratização das instituições e o estabelecimento de eleições livres e diretas.
O desmoronamento da economia socialista teve efeitos profundos no espaço geográfico da Europa. Em 1989 a Hungria retirou a cerca de arame farpado que havia em sua fronteira com a Áustria. Os húngaros deram os passos iniciais, no leste europeu, em direção à privatização e à economia de mercado.Na Alemanha Oriental, a evasão incontrolável dos cidadãos para a Alemanha Ocidental , via Tcecoslováquia e Hungria, levou o governo provisório a liberar as viagens para o exterior e, em 9 de novembro de 1989, a permitir o livre trânsito através do Muro de Berlim. A população encarregou-se de fazer o resto. Em poucos dias, quase nada restava do muro, principal símbolo da guerra fria.
Obs: Leste Europeu: Expressão com significado mais político-ideológico do que geográfico, pois se refere aos países da Europa Central e da Europa Oriental que implantaram o regime socialista ao final da II G.M.. Polônia, Tchecoslováquia,Hungria, Romênia, Bulgária,Alemanha Oriental, Albânia e Iugoslávia.Essa região constituiu uma importante área de influência da União Soviética. No entanto, a Iugoslávia, apesar de ter adotado o socialismo como forma de organização político-econômica e social, procurou manter uma linha de governo - liderado pelo ditador Marechal Tito - independente do poder soviético. O mesmo aconteceu com a Albânia, a partir de 1961.
Questões
1 - Quais as causas do colapso do socialismo na União Soviética e no Leste Europeu?
2 - Quais foram as consequências imediatas da implantação da Perestroika e da Glanost na Rússia?
3 - O Leste Europeu é uma expressão geográfica? Justifique a resposta.
4 - Qual o principal símbolo da guerra fria?
5 - O Partido Comunista aceitou imediatamente as reformas de Gorbatchev?

16 comentários:

  1. 1ª questão resposta

    A queda dos governos socialistas, a democratização das instituições e o estabelecimento de eleições livres e diretas.

    ResponderExcluir
  2. 2ª questão
    A política de austeridade e de redução dos gastos públicos fez com que Gorbatchev promovesse, junto ao governo dos Estados Unidos, uma série de acordos de desarmamento, para diminuir os gastos com a corrida armamentista.

    ResponderExcluir
  3. 3ª questão
    Sim, pois se refere aos países da Europa Central e da Europa Oriental que implantaram o regime socialista ao final da II G.M.. Polônia, Tchecoslováquia,Hungria, Romênia, Bulgária,Alemanha Oriental, Albânia e Iugoslávia

    ResponderExcluir
  4. Resposta da questão 1

    Provocou a queda dos governos socialistas, a democratização das instituições e o estabelecimento de eleições livres e diretas.


    Resposta da questão 2

    Fez com que Gorbatchev promovesse, junto ao governo dos Estados Unidos, uma série de acordos de desarmamento, para diminuir os gastos com a corrida armamentista.


    Resposta 3

    Não.É uma expressão politica-ideologica porque se refere no texto aos países da Europa Central e Oriental.

    Resposta 4

    O muro de Berlim

    Resposta 5

    Não.Porque dependiam de um amplo apoio popular.

    ResponderExcluir
  5. 2 questão resposta
    A política de austeridade e de redução dos gastos públicos fez com que Gorbatchev promovesse, junto ao governo dos Estados Unidos, uma série de acordos de desarmamento, para diminuir os gastos com a corrida armamentista

    ResponderExcluir
  6. 3 questão
    Porque se refere aos países da Europa Central e da Europa Oriental que implantaram o regime socialista ao final da II G.M..

    ResponderExcluir
  7. 5 questão
    Não porque promoveu uma grande alteração na estrutura política e socioeconômica da União Soviética.

    ResponderExcluir
  8. Os grupos indigenas apos muitos anos de humilhação ainda lutam para afirma sua diferencia, orgulhosos de suas raizes trabalham para ter o valor da sua raça conhecida,valorizando suas historias na arte e visão do mundo graças as escolas,trabalhando mas na vida indigenas.A população indigena sofreu discriminação atitudes racistas o maior problema dos indigenas é que apesar da escola aborda a vida indigena as pessoas não aprendem a valorisar a sua cultura.


    alunos: joão victor jefferson santos 2°A vsp
    alunos joão victor

    ResponderExcluir
  9. Os indigenas sofreram com as explorações dos portuguêses.E hoje em dia sofrem por causa do racismo.Muitos indigenas não tem estudo, suas culturas não são valorizadas.E mesmo assim não é uma escola adequada sempre falta algo,Não é uma escola com estrutura merecida.Pois os indios são gentes como a gente eles merece o melhor. Bruna, Ruanna, Thaize. 2ªb vespe.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. 1 questão:
    A queda dos governos socialistas, a democratização das instituições

    ResponderExcluir
  12. Jéssica alves
    2 questão

    A política de austeridade e de redução dos gastos públicos fez com que Gorbatchev promovesse, junto ao governo dos Estados Unidos, uma série de acordos de desarmamento.

    ResponderExcluir
  13. 4ª questão !!

    O Muro de Berlim


    Thamara

    ResponderExcluir
  14. 5ª Questão

    Não porque, alteração na estrutura política e socioeconômica da União Soviética

    ResponderExcluir
  15. 1ª Questão

    queda dos governos socialistas, a democratização das instituições e o estabelecimento de eleições livres e diretas

    ResponderExcluir