terça-feira, 5 de maio de 2009

DIA DA ÁFRICA


No dia 25 de maio, comemora-se o Dia da África.Com o objetivo de desmistificar a prepotência européia que fez com que as teorias racistas tivessem espaço na ciência ocidental, atrasando significativamente os conhecimentos sobre o continente africano. E cujos ensinamentos pautava-se na teoria que os povos africanos eram tribais, incultos, irracionais e desprovidos de civilização é que procuramos demonstrar as inverdades das práticas sociais inadequadas que impediram as ciências e os educadores de verem o esplendor das culturas de base africana e da sua contribuição para o conhecimento da humanidade, como algumas citações abaixo:

- os inúmeros feitos no campo da matemática do Egito, que se expandiu por extensas regiões do continente africano;

- astronomia;

- medicina;

- geometria e a teoria dos sistemas dinâmicos

- as agriculturas tropicais tiveram grande desenvolvimento na África antes do século XVI;
- a tecelagem africana era exportada para a Europa no século XVII, de países como Congo ;
- as culturas africanas transplantadas para o Brasile as experiências históricas das sociedades agrárias e urbanas são resultantes de milênios de aprimoramentos diversos acumulados desde 3000 anos antes da era cristã, oriundas das civilizações da antiguidade do vale do rio Nilo, de povos como núbios (atual Sudão), os egípcios e os etíopes;

- no campo do trabalho, nós temos as populações africanas e afrodescendentes realizando as profissões de ofício . A exemplo das forjas de ferreiro em Sorocaba, no início da metalurgia brasileira.Outros exemplos são os ofícios de marceneiro, carpinteiros, oleiros, artistas, professores e construtores existentes no Rio de Janeiro no século XIX

(Karasch,2000) e (Silva,2000);

- a cultura do café é de origem Etíope;

- na farmacologia brasileira mereceria um estudo mais detalhado quanto à origem dos produtos africanos e da sua importância na saúde e no campo econômico. O uso dos jardins com ervas aromáticas (arruda), que combatia às doenças infecciosas transmitidas por insetos; na área dos males estomacais o boldo do chile que é de origem africana;

- as técnicas de extração do ouro;

- a manufatura têxtil .Destacam-se as regiões de Kano na Nigéria devido à produção do indigo, nas regiões do reino do Congo, Madagascar e do Oceano Índico são produtoras de tapetes e tecidos e as formas de tecelagem introduzidas no Brasil;

- na química produtores de tinturas e fixadores de cores;

- as peças de embarcações em madeira e a construção de barcos de pesca;

- na arquitetuea a urupema como fechamento de vãos, o trabalho de cantaria, que são em pedras cortadas, aparelhadas e lavradas;

- construções de galerias de minas e mesmo de obras públicas urbanas (que atrairam engenheiros europeus ao Brasil na época da colônia);

- a técnica fazer sabão;
- o uso da madeira (máquinas nos engenhos de açúcar e de teares, mobiliário, carros, carroças etc).
A singularidade do Brasil é que o trabalho foi durante muito tempo, vários séculos para sermos precisos, obra quase que exclusiva de africanos e afrodecendentes. A imigração forçada de africanos de diversas regiões trouxe um elenco surpreendente de profissionais e uma infinidade de ciências nos diversos campos do conhecimento: da mineração, da construção, da engenharia civil, das artes, da arquitetura, na agricultura, na produção têxtil, na metalurgja, na química e farmacologia, na marcenaria e na náutica.Temos vários índicios de uso de alfabetos africanos no Brasil. Essa alfabetização acompanha usos de acesso a matemática e geometria, o que amplia o horizonte de criação e de intervenção de africanos e afrodescendentes no campo técnicas e das tecnologias no Brasil.
Para finalizar, o reconhecimento da formação econômica, política, social e cultural do Brasil é uma consequência do passado das sociedades africanas.
Viva a África...

5 comentários:

  1. A África não e só pobresa ,miseria entendi que no meio disso tudo há cultura há divindades como em qualquer outro pais . seus contumes ,danças,técnicas, astronomia;medicina e agriculturas .
    A ÁFRICA E RICA E SÓ NOS DARMOS VALOR E VER QUE NÃO HÁ SO MISERIA.....

    SUSANE DOS SANTOS 1/ANO A

    ResponderExcluir
  2. A África é rica, não é só miséria, no meio disso tudo há cultura, há divindade, seus costumes, danças, técnicas, astronomia, medicina e agriculturas.

    GERÔNIMO DE JESUS OLIVEIRA 2º ANO B (NOTURNO)

    ResponderExcluir
  3. Aprender não ocupa espaço!
    Portanto é muito bom saber a importante contribuição dos africanos para o crescimento da humanidade.
    diferente do que já estudamos anteriormente, onde os africanos atuavam tão somente como escravos, aorendemos agora a sua importância em outro diversos setores, tais como: a matemática, arquitetura, medicina, marcenária, e muitos outros.
    Sabemos agora que a Africa também tem o seu valor cultural.

    Flávia Cristina da S.S.Lima
    3ºano B Noturno

    ResponderExcluir
  4. A África foi, e é muito importante para o mundo como citou o texto a África foi muito importante em vários ramos como na: Matemática, Astronomia, Medicina, Geometria, Quimica e etc.
    E em vários processos e técnicas como a de extração de ouro, na cultura de café, tecnica de fazer sabão entre outros.
    Como se percebe-se a África ajudou muitos países do mundo principalmente o Brasil que tem influência na cultura, nas religiões, na música, na língua, na comida e tantas coisa mais.

    E VIVA A ÁFRICA!!

    ResponderExcluir
  5. A África,apesar de ser tão discriminada desde os tempos mais remotos,teve e tem até hoje um papel social,econômico e cultural muito importante para a civilização,pois muitos a exploraram e não deram o devido valor a esse país tão hostilizado até os dias de hoje.

    Raffaella, Classe IV, 1° ano A

    ResponderExcluir