sábado, 30 de maio de 2009

Concentração Fundiária X Reforma Agrária

Aos Alunos do Ensino Médio
Concentração Fundiária X Reforma Agrária

O intenso processo de concentração de terras por que passa a estrutura fundiária brasileira tem aumentado o estado de tensão no campo, colocando em conflito direto os trabalhadores rurais expropriados, as empresas agrícolas e os latifundiários, proprietários de grandes extensão de terras, em geral subaproveitadas.Somente durante a década de 1990, ocorreram no Brasil mais de três mil conflitos pela posse de terras envolvendo principalmente trabalhadores rurais sem-terra, jagunços (contratados por latifundiários) e a polícia militar.Essa realidade evidencia a necessidade de intervenção urgente do Estado nesse processo, promovendo um programa de reforma agrária, ou seja, de redistribuição das terras que propicie uma vida digna aos trabalhadores rurais.Abaixo a opinião de um dos principais líderes do MST.
1 - A concentração da propriedade de terra no Brasil é a causa geradora de inúmeros outros problemas que afetam a sociedade. Primeiro a desigualdade social. Em nenhum lugar do mundo, os ricos são tão ricos e os pobres, são tão pobres. Também têm origem no latifundio o desemprego, a fome e a marginalidade social.
2 - Os trabalhadores rurais brasileiros, defendem uma reforma agrária com as seguintes características:
a) Democratizar o acesso à terra, desapropriando todos os latifundios existentes,e mudar o texto da Constituição, estabelecendo um tamanho máximo da propriedade da terra.
b)Democratizar o acesso ao capital. Camponeses,pequenos agricultores e os beneficiários da distribuição de terras devem contar com empréstimos para investimentos na produção, inclusive para montar suas agroindústrias em cooperativas.Em cada município brasileiro onde forem instaladas agroindústrias haverá emprego para os jovens. Essa também é uma forma de combater o oligopólio existente.
c)Democratizar o acesso à educação, para que o povo do meio rural possa ter escolas em todos os níveis. Um povo sem educação será sempre subjugado.
d)Mudar oa atual modelo tecnológico, totalmente dependente de agrotóxicos e das empresas multinacionais, e desenvolver um novo modelo, que preserve o meio ambiente e a saúde dos camponeses e dos consumidores.
e)Reoorganizar a agricultura brasileira, casando com um novo modelo econômico, que priorize o mercado interno e a distribuição de renda. Assim todos os brasileiros poderão se alimentar melhor, a preços mais baratos e em maior quantidade.
Talvez pareça um sonho. Mas como dizia o poeta, todo sonho sonhado coletivamente um dia será realidade. E o MST é esse esforço de sonhar coletivamente, as mudanças sociais no Brasil.
VOCABULÁRIO
- Minifundio= propriedade agrícola voltada em sua maioria para a produção de culturas alimentares, como o feijão, milho e a mandioca.
- Expropriação da terra= perda das propriedades pelos pequenos e médios produtores rurais
- Concentração da estrutura fundiária= aumento da área ocupada pelos grandes estabelecimentos rurais do país.
-Produtividade agrícola= quantidade obtida pela produção de umcerto gênero agrícola em uma determinada extensão de terras e em um determinado período de tempo.
Estatuto da Terra= Lei Federal que obrigou os fazendeiros a conceder a seus empregados os benefícios trabalhistas conquistados pelos trabalhadores urbanos








































































































Aos alunos do Ensino Médio
Concentração Fundiária X Reforma Agrária

O intenso processo de concentração de terras por que a passa a estrutura fun diária brasileira tem aumentado o estado de tensão no campo, colocando em conflito direto os trabalhadores rurais expropriados, as empresas agrícolas e os latifundiários, proprietários de grandes extensões de terras, em geral subaproveitadas. Somente durante a década de 1990, ocorreram no Brasil mais de três mil conflitos pela posse de terras envolvendo rpincipalmente trabalhadores rurais sem -terra, jagunços (contratados pelos latifundiários) e a polícia militar. Essa realidade evidencia a necessidade de intervenção do Estado nesse processo, promovendo um programa de reforma agrária, a redistribuição das terras que propicie uma vida digna aos trabalhadores rurais. Abaixo alguns itens sobre a reforma agrária no Brasil:

1) A concentração da propriedade da terra no Brasil é a causa de inúmeros problemas que afetam a sociedade. Primeiro a desiguladade social. O desemprego, a fome e a marginalidade social.
2) Os trabalhadores rurais brasileiros, reunidos nas suas organizações e movimentos, defendem que é necessário fazer uma verdadeira reforma agrária com as seguintes características:

a)Democratizar o acesso à terra, desapropriando todos os latifundios existentes, e mudar o texto da Constituição, estabelecendo um tamanho máximo da propriedade da terra.
b) Democratizar o acesso ao capital

3 comentários:

  1. O II Plano Nacional de Reforma Agrária tinha a previsão de assentar 550 mil famílias entre 2003 e 2007. No entanto, segundo a UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), apenas 163 mil famílias desta meta foram assentadas, ou seja, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) cumpriu apenas 29,6% da Meta.

    Quanto à Meta 02 – regularização fundiária, que era de 500 mil famílias de posseiros, legitimou apenas 113 mil, ou seja, 22,6% da meta. A conclusão: o governo Lula não fez a reforma agrária onde o agronegócio não queria e fez a regularização fundiária onde ele queria.

    VIOLÊNCIA NO CAMPO

    Entre 1985 a 2007, a CPT (Comissão Pastoral da Terra) registrou de 1.117 ocorrências de conflitos com a morte de 1.493 trabalhadores rurais. Em 2008, ainda dados parciais apontam 23 assassinatos. Do total de conflitos, só 85 foram julgados até hoje, tendo sido condenados 71 executores dos crimes e absolvidos 49 e condenados somente 19 mandantes, dos quais nenhum se encontra preso.

    CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA

    - O Brasil é o segundo país com a maior concentração da propriedade fundiária em todo o Planeta, atrás apenas do Paraguai, onde atuam latifundiários brasileiros.

    - De acordo com os dados do Incra, 1% dos estabelecimentos agrícolas controla 45% das terras, enquanto que 90% dos pequenos estabelecimentos possuem apenas 20% da área agricultável.

    - Em 1992, havia 19.077 latifúndios com mais de 2 mil hectares e que juntos somavam 121 milhões de hectares. Em 2003, o número de propriedades aumentou para 32 mil (quase duplicou) e a área total destes latifúndios agora soma 132 milhões de hectares. Ou seja, em 11 anos, 12 milhões de hectares foram apropriados pelo latifúndio.

    - Para assentar as 4,5 milhões de famílias sem-terra bastam desapropriar as 28 mil propriedades que concentram os 45% das terras.

    - Existem 120 milhões de hectares de terras boas para agricultura e pecuária que não produzem nada.

    - No Brasil, mais de 30 milhões de hectares pertencem a empresas estrangeiras.

    - A soma das 27 maiores propriedades no Brasil é igual a superfície do estado de São Paulo. E a soma das 300 maiores áreas é igual aos estados de São Paulo e Paraná.

    - 32 mil latifundiários concentram 132 milhões de hectares.

    - Apenas 30% dos imóveis cadastrados no Incra são considerados produtivos.

    - O Brasil possui 250 milhões de áreas devolutas (áreas que pertencem ao Estado e foram apropriadas ilegalmente pelo latifúndio).

    GERAÇÃO DE EMPREGOS NO CAMPO

    - De novembro de 2008 a fevereiro de 2009, foram fechadas 747.515 vagas no país. O complexo do agronegócio fechou 268.888 vagas (no setor agropecuário, foram 145.631; no setor de alimentos e bebidas, 123.257), cerca de 35% do total (dados do Dieese). Ou seja, os números apontam que boa parte das vagas eliminadas é do agronegócio. Um grupo de empresas do agronegócio que conseguiu mais de R$17, 2 bilhões já demitiu durante a crise mais de 9.300 trabalhadores.

    - A Reforma Agrária, que cria 10 vezes mais empregos que o agronegócio, com menos investimentos do governo, é uma solução para a crise. Cada família assentada gera três empregos diretos, ao custo de R$ 30mil. A geração de empregos é mais barata do que na indústria e no comércio (em média, 80.000 reais, e 60.000, respectivamente). Ou seja, é o investimento mais barato para gerar cada emprego, além de postos para terceiros e nas pequenas agroindústrias.

    ResponderExcluir
  2. O II Plano Nacional de Reforma Agrária tinha a previsão de assentar 550 mil famílias entre 2003 e 2007. No entanto, segundo a UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), apenas 163 mil famílias desta meta foram assentadas, ou seja, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) cumpriu apenas 29,6% da Meta. Quanto à Meta 02 – regularização fundiária, que era de 500 mil famílias de posseiros, legitimou apenas 113 mil, ou seja, 22,6% da meta. A conclusão: o governo Lula não fez a reforma agrária onde o agronegócio não queria e fez a regularização fundiária onde ele queria.

    CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA

    - O Brasil é o segundo país com a maior concentração da propriedade fundiária em todo o Planeta, atrás apenas do Paraguai, onde atuam latifundiários brasileiros.

    - De acordo com os dados do Incra, 1% dos estabelecimentos agrícolas controla 45% das terras, enquanto que 90% dos pequenos estabelecimentos possuem apenas 20% da área agricultável.

    Paula Seixas 2ºA

    ResponderExcluir
  3. EU PUDE APREENDER QUE A CONCENTRAÇÃO DA PROPRIEDADE DE TERRA NO BRASIL È A CAUSA GERADORA DE INÚMEROS OUTROS PROBLEMAS QUE AFETA A SOCIEDADE.SOMENTE DURANTE A DÉCADA DE 1990,OCORRERAM NO BRASIL MAS DE TRÊS MIL CONFLITOS PELA POSSE DE TERRAS

    CRISTIANE FRANCO 1 ANO A

    ResponderExcluir