sexta-feira, 1 de maio de 2009

Aos Alunos do 2º ano
Disciplina: Geografia - Professora: Bárbara
Leia o texto a seguir e responda as questões solicitadas.

Eu sou roceiro
Eu sou roceiro, vivo de cavar o chão.
Tenho as mãos calejadas ,meu senhor.
Me falta terra, falta casa e falta pão.
Não sei onde é o Brasil do lavrador.
Só tenho a enxada e o título de eleitor.
Para votar em seus fulanos educados.
Que não fazem nada pelo pobre agricultor.
Que não tem terra para fazer o seu roçado.
Este país e do tamanho de um continente,
mas não tem terra para o homem da mão grossa.
De norte a sul, de nascente a poente,
vivo à procura dum lugar para fazer roça.
Escuto o rádio, fico cheio de alegria.
Quando se fala que a reforma vai chegar:
Espero um ano, espero e só se cria
falsos projetos pra poder me tapear.
Sou um soldado retirante sem medalha,
sou estrangeiro quando pego a reclamar.
Sou camponês que usa tanga e sandália,
sou brasileiro só na hora de votar.
(Canção de Jorge Pereira Lima. Em:
CARYRI, Rosemberg e BARROSO,
Osvald.Cultura insubmissa.Fortaleza.
Nação Cariri Editora,1982,p.110-111.)
Questões
1 -Utilizando a linguagem popular, dê outro título para a letra da músi-
ca, indicando a temática central da composição de Jorge P. Lima.
2 - Apresente os motivos que podem justificar a descrença do autor, ex-
pressa na letra da música.
3 - Aponte o trecho onde, indiretamente, o autor mostra que é injustifi-
cável ter que lutar pela reforma agrária num país como o Brasil.
4 - Aponte o trecho onde o autor questiona a questão da cidadania.

Um comentário: