A primeira grande das Nações Unidas para a preservação do meio ambiente foi realizada em Estocolmo na Suécia, em 1968. Denominada Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, tinha como objetivo discutir os problemas ambientais que poderiam gerar conflitos internacionais, a exemplo de poluição industrial e do crescimento populacional.
A partir dela ,foram criados programas com o objetivo de proteger o meio ambiente, como o Programa das Nações Unidas em 1972.
E, 1992, ocorreu no Rio de Janeiro a segunda Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida como .ECO 92. Nessa reunião, os objetivos eram estabelecer acordos internacionais que promovessem o controle das ações humanas sobre o ambiente e discutir sobre as mudanças climáticas globais e a manutenção da biodiversidade.Dela resultaram diferentes documentos, como a Declaração das Florestas(que visa a manutenção das florestas no mundo) e a Agenda XXI, um plano de ações para minimizar os problemas ambientais.
AGENDA XXI
Destaca um plano de ações imediatas para a solução dos problemas ambientais. Dentre as quais destacamos:
-recomendações sociais e econômicas, como a busca de novos padrões de consumo e do desenvolvimento sustentável;
- medidas para a conservação dos ambientes naturais, como o combate ao desmatamento, a conservação da diversidade biológica e a proteção da atmosfera e dos oceanos;
- a participação de mulheres, crianças e comunidades locais nas discussões e decisões;
- formas de viabilização das ações sugeridas, como o repasse de tecnologia dos países centrais aos países pobres e o alívio da dívida externa dos países em desenvolvimento.
- O documento Nosso Futuro Comum, que destacou o conceito de sustentabilidade sustentável.
Principais Correntes de Preservação do Meio Ambiente
1- PRESERVACIONISMO - Corrente ambientalista mais radical, defende o controle do crescimento populacional e a diminuição do ritmo da expansão econômica, a fim de solucionar os problemas ambientais. Segundo seus seguidores as ações que atingem o M.A. devem ser completamente eliminadas.
2 - CONSERVACIONISMO - Busca o uso racional dos elementos naturais terrestres. Embasado na tecnologia e no conhecimento científico, defende a apropriação cautelosa dos recursos naturais.
3 - ECODESENVOLVIMENTO - Propõe o uso da natureza de modo coerente e consciente. Aponta a necessidade de transformação da sociedade por meio de mudanças nos padrões de comportamento e do próprio modo de produção capitalista, destacando que a busca pela acumulação de capital leva a uma exploração dos recursos naturais. Foi dessa corrente que evoluiu o conceito de desenvolvimento sustentável.
4 - ECOCAPITALISMO - Sustenta que os problemas ambientais não são tão alarmantes a ponto de colocar em risco a vida humana.Desse modo, defende a contínua exploração dos recursos naturais e a solução dos problemas ambientais por meio de novas tecnologias, que assegurariam a preservação da natureza.
No ano de 1997 foi formalizado na cidade de Kyoto, no Japão, um protocolo que estabelece metas para a diminuição de gases poluentes. Porém alguns países com maiores índices de emissão de poluentes ,não ratificaram o protocolo, a exemplo dos EUA.
atualmente fazem parte do Protocolo 85 países, dentre os quais 39 considerados desenvolvidos e estão comprometidos até 2012 em reduzir a emissão de gases.
Em 2002, foi realizado em Joannesburgo, na África do Sul, a reunião da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, e o balanço feito pelos cientistas sobre as condições ambientais não foram animadores, principalmente pelo processo de globalização que é a principal causa do aprofundamento das desigualdades socioeconômicas dentro dos países. Outro aspecto nefasto é a concentração de renda nas mãos de uma minoria privilegiada da população, tanto nos países ricos como nos países pobres.
VOCABULÁRIO
- BIOSSEGURANÇA =área de conhecimento voltada para o controle e a minimização dos riscos provenientes da aplicação de diferentes tecnologias ao meio ambiente, de forma a assegurar o desenvolvimento científico e proteger a saúde humana e o equilíbrios dos ecossistemas.
- TECNOLOGIA LIMPA = aquela que causa menores impactos ao meio ambiente, produzindo menos resíduos sólidos, menos emissão de gases, utilizando-se de matérias-primas recicláveis ou biodegradáveis.
-ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL= áreas submetidas ao planejamento e à gestão ambiental.Destinam-se à compatibilização de atividades humanas com a proteção de fauna, da flora e da qualidade de vida da população local. Caracterizam-se como una nova forma de defesa da natureza, sendo estabelecidas tanto áreas públicas como em particulares, podendo englobar núcleos urbanos. Em algumas delas permitindo o desenvolvimento de atividades econômicas.
- PARQUE NACIONAL = área com características naturais excepcionais que pode servir a fins científicos, educacionais e de lazer.
- RESERVA ECOLÓGICA = área para a proteção e a manutenção das florestas e de outros tipos de vegetação natural, visando sua conservação permanente.
- ESTAÇÃO ECOLÓGICA= área representativa que ainda possui ecossistemas nativos. Destina-se à realização de pesquisas básicas aplicadas à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.
-RESERVA BIOLÓGICA= área criada para abrigar espécies de fauna e de flora com importante significado científico. A presença humana só é permitida para realização de estudos, educação científica e monitoramento ambiental.
BIOPIRATARIA= apropriação de recursos biológicos e de conhecimentos tradicionais indígenas ou de comunidades locais por empresas multinacionais ou instituições científicas internacionais, que passam a ter controle exclusivo sobre eles sem autorização desses grupos ou do país de onde foram extraidos.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL= relacionar a preservaçaõ ambiental com o desenvolvimento econômico, permitindo as gerações futuras a habitabilidade da Terra
PATENTE= os produtos da floresta são vendidos para laboratórios ou colecionadores que patenteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais.